Comfort Zone

A série de curtas performances COMFORT ZONE representa uma proposta no âmbito da "Performance Art", género artístico que se distingue pela fusão de diferentes linguagens, onde o corpo surge como suporte e principal meio de expressão.

Como é que ficamos a conhecer o limite dos outros? Qual é o tamanho da nossa zona de conforto? A performance, mais do que qualquer outra categoria artística, esbate os contornos entre o território da arte e os espaços da vida, reforçando a ideia de Shakespeare de que o mundo é um palco.

Usar o corpo como suporte para a representação do confronto entre conceito e preconceito (entre as ideias e a forma como arrumamos essas ideias), problematizando a relação entre o eu e o outro (entre o pensamento do artista e a sensibilidade
do espectador), é a forma encontrada para tornar visíveis as fronteiras da zona de conforto de uns e de outros.

Em The Baking Powder Girl, Comfort Zone e Walking Girl, os performers Alexandre Lyra Leite, Inês Gonçalves, Inês Martins, Joana Caçador e João Luz, da Inestética Companhia Teatral, criam um território fora dos limites que eles próprios estabeleceram para a sua apresentação, encenando, também, o nosso desconforto.

Vídeo promocional

// PROGRAMA //

1. THE BAKING POWDER GIRL (Inês Gonçalves, Alexandre Lyra Leite)
2. COMFORT ZONE (João Luz, Alexandre Lyra Leite)
3. WALKING GIRL (Inês Martins/Joana Caçador, Alexandre Lyra Leite)

M/12 Anos | Duração aprox. 45'

Concepção ALEXANDRE LYRA LEITE

Performers ALEXANDRE LYRA LEITE, INÊS GONÇALVES, INÊS MARTINS, JOANA CAÇADOR, JOÃO LUZ

Design gráfico RITA LEITE

Execução cenográfica MARCO RIBEIRO

Fotos PEDRO MENDONÇA

Produção INESTÉTICA COMPANHIA TEATRAL 2011

Estrutura financiada pela CÂMARA MUNICIPAL VILA F. XIRA

Apoios ARTE FRANCA | IDEIA CLARA | METAFILMES

Site www.inestetica.com/performance/comfortzone/enter.html

Contactos inestetica@mail.telepac.pt / 964879001

Alexandre Lyra Leite

Alexandre Lyra Leite

Estudou Cinema na ESTC - Escola Superior de Teatro e Cinema e Produção e Gestão Teatral no IFICT - Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral, em Lisboa.

Professor no Curso Superior de Produção Multimédia Interactiva, IPA - Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Lisboa, e formador desde 2006 na ETIC - Escola Técnica de Imagem e Comunicação, Lisboa, nos cursos de Realização, Vídeo e Animação 2D/3D.

Em 1991 fundou a Inestética companhia teatral, onde desenvolve actividade como director artístico, encenador e autor. Para além de textos originais, produziu e encenou espectáculos a partir de Franz Kafka, Edgar Allan Poe, Italo Calvino, William Blake, Stalislaw Lem, Roberto Corte, Camilo Castelo Branco, Richard Wagner, Tristan Tzara e Sun Tzu, entre outros.

Foi premiado em três edições do Concurso O Teatro na Década, organizado pelo CPAI - Clube Português de Artes e Ideias e participou em vários festivais nacionais e internacionais de teatro.

Bolseiro na área de Artes do Espectáculo/Teatro do Centro Nacional de Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian (Programa Novos Encenadores).


Realizou diversos spots publicitários, videoclips e vídeos experimentais e colaborou como copywriter na Ideia Clara Design. Dirige regularmente workshops de formação teatral e escrita para cinema/teatro.

http://lyraleite.no.sapo.pt

6 e 7 de Julho
22h00
Igreja de São Vicente
Évora

Bilhetes: 3€*

*2€ para jovens até 25 anos, estudantes, idosos e desempregados.