Divina Commedia

Divina Comédia é uma sinfonia física e visual que transforma a poesia clássica de Dante no palco da mente. Divina Comédia é uma performance de teatro interpretada por um grupo internacional de diferentes cantos da Europa: Portugal, Grécia e Finlândia. É um novo teatro poético sobre os temas que tocam qualquer ser humano, apresentado na pedreira de mármore abandonada em Vila Viçosa.

A Divina Comédia é uma performance de teatro baseada no clássico do século XIV escrito por Dante. São várias camadas de poesia épica sobre um ser humano em crise e a forma de sair dela. Anda à procura do sentido da vida e descobre-o a brilhar.

Na Divina Comédia interpretada no Festival Escrita na Paisagem, um homem recebe um convite de uma Criança desconhecida. O homem aceita o convite e parte em viagem com a Criança. Percebe que o cenário e as pessoas que vai conhecendo pela Criança lhe são familiares - são a sua própria mente. A viagem aparenta ser a mais perigosa de todas. Para fugir do labirinto, há que morrer nele.

Divina Comédia foi criada e interpretada por um grupo de artistas de teatro da Finlândia, Grécia e Portugal. É o resultado de um longo processo que há muito vem sendo desenvolvido entre estes países. O grupo internacional multi-artístico concebe uma sinfonia visual e física, que recria o palco da mente humana na linda pedreira de mármore abandonada em Vila Viçosa.

Vídeo promocional do evento

Localização no mapa

Divina Commedia, projecto com financiamento de Programa Cultura da Comissão Europeia | Parceria Câmara Municipal de Vila Viçosa | Apoio Fundação Obras | Parceria de Divulgação Turismo do Alentejo, ERT e Embaixada da Finlândia em Portugal.

Myllyteatteri

Myllyteatteri

Fazemos performances que criam linguagens representativas musicais e visuais. Experimentamos diferentes elementos do teatro: o actor e a estética que dele deriva; objectos; música, som; luzes; e o espaço de actuação.

Nas actuações do Myllyteatteri, é recorrente ver o amor pela história ocidental e a sua rica tradição teatral, com incidência no teatro vanguardista polaco, ao qual o grupo vai buscar inspiração para criar arte contemporânea de palco.

FICHA TÉCNICA

Guião e Encenação: Miira Sippola
Actores: Diana Niepce, André Salvador, Fábio Moreira, Susana Nunes (POR), Nantia Papatheodorou (GRE); Ulla Raitio, Tuomas Tulikorpi, Jaakko Kiljunen, Idalotta Backman (FIN) and Yuko Takeda (JAP).
Actores - Coro: João Bandeira, Sofia Ramos, Tânia Chita, Vicente de Sá
Cenografia: Aili Ojalo (FIN)
Desenho de Luzes: Anaísa Guerreiro (POR)
Desenho de Som: Rui Lima e Sérgio Martins (POR)
Produção Executiva: Arlinda Ribeiro
Figurinista: Sara Machado da Graça
Confecção de Guarda-Roupa: Marta Ricardo
Acolhimento: Carolien and Ludger - Fundação Obras
Coordenador do Projecto Europeu / Myllyteatteri: Katri Muhonen

 

web: www.myllyteatteri.fi

youtube: http://www.youtube.com/user/Myllyteatteri?ob=0&feature=results_main

facebook: http://www.facebook.com/Myllyteatteri

Miira Sippola

Miira Sippola

Na Divina Comédia, Miira Sippola continua a criar teatro visual e físico sobre assuntos ontológicos, com o seu estilo único e em constante desenvolvimento, que durante anos mostrou amor e interesse profundos pelo teatro ocidental; por outro lado, a inspiração estética vem de autores de teatro vanguardistas como Tadeusz Kantor e o método rigoroso de actuação do mestre do teatro japonês Tadashi Suzuki, ambos foco de interesse e paixão para Sippola, que acolhe agora artistas de teatro de cantos diferentes da Europa, para cavar as imagens poéticas e grotescas da mente humana do fundo da Divina Comédia de Dante.

4 a 7 de Julho
21h30
Pedreira da Gradinha
Vila Viçosa
Bilhete: 7,50€*

*5€ para grupos, estudantes, menores de 25 anos, reformados, pensionistas e desempregados.

Reservas: 932 514 803