Cinema no Largo: A música de Francesco Valente & Johannes Krieger para "O Italiano" (Thomas H. Ince)

Francesco Valente e Johannes Krieger propõem criar a banda sonora para O Italiano, produção de Thomas H. Ince e direcção de Reginald Barker,
Realização de Reginald Barker

"O Italiano" é um filme norte-americano de 1915, pelo realizador Thomas H. Ince. Retrata a histeria à volta do assunto da prostituição e escravidão étnicas, com foco na personagem de Beppo, que emigra de Itália para os E.U.A. para poder enviar dinheiro a Annette, o amor da sua vida. Um retrato cruel sobre a vida emigrante nos bairros pobres do início do século XX, com algumas das imagens mais assustadoras do cinema à época, acompanhadas pela música de Francesco Valente e Johannes Krieger.

Francesco Valente

Francesco Valente

Francesco Valente, natural de Itália, vive em Lisboa há 15 anos. Licenciado em Letras na Universita degli studi di Milano, e Musica na Escola Superior de Música de Lisboa -Variante Jazz. Está actualmente a completar o título de mestre, frequentando o Master de Etnomusicologia na Universidade Nova de Lisboa, tendo como orientadores de dissertação Salwa Castelo Branco e Carlos Sandroni, dois etnomusicólogos de renome internacional.

Estudou com Afonso Pais, Massimo Cavalli, Nelson Cascais, Bernardo Moreira, João Moreira, Pedro Moreira, André Fernandes. Frequentou Workshop’s com David Binney, Carlos Bica, Carlos Barretto etc. Toca contrabaixo e baixo eléctrico em projectos como Terrakota, Tora Tora Big Band, Orquestra Todos, Anonima Nuvolari etc. Tocou e toca em numerosos festivais nacionais e internacionais, no contexto da World Music, Pop e Jazz.

Conta com numerosas colaborações e gravações de discos (Mike Mainieri, Mário Tronco, Orchestra di Piazza Vittorio, Raimundo Amador, Né Ladeiras, Cool Hipnoise, Kumpania Al-Gazarra, Groove Quartet, André Cabaço, Fogo di Mar, Loopless, Ponto de Equilíbrio, Mahesh Vinayakram, Kutla Khan etc.), e está envolvido em varias formações de Jazz, entre as quais Ricardo Pinto Quinteto, Chibanga Groove, e o MoFrancesco Quintetto, onde actua na qualidade de líder.

http://www.myspace.com/mofrancesco

Johannes Krieger

Johannes Krieger

Trompetista, compositor e arranjador, é natural de Freiburg na Alemanha e reside em Portugal desde 2000. Em 2008 começou a ensinar na Universidade de Évora como professor de trompete de jazz. Actualmente está a dirigir os seguintes projectos musicais: Tora Tora Big Band, Jungle Jazz Orchestra, Reunion Big Jazz Band, Chibanga Groove e 3 Bass Hit. Também faz parte dos conjuntos: Orquestra TODOS, Bigband do Hot Clube de Portugal, Tumbala, Quarteto de Yuri Daniel, Interlúnio, André Cabaço e Danae & Os Novos Crioulos.

24 de Julho
22h00
Largo de São Vicente
Évora