A Quimera do Ouro

Cine-ensaio sobre a exploração mineira no Alentejo
José Rodrigues dos Santos

A reflexão sobre recente concessão mineira da Boa Fé, a dois passos de Évora, é o pretexto para este cine-ensaio sobre a exploração mineira no Alentejo. Com o filme de Charles Chaplin, A Quimera do Ouro, como fundo para esta apresentação, aproveitamos para pensar o papel do ouro, através dos tempos, e as consequências económicas, paisagísticas e ecológicas da sua exploração nos tempos modernos.

Colecção B

Colecção B

Colecção B, Associação Cultural é uma associação sem fins lucrativos, que sustenta o seu projecto num conjunto parcerias sólidas, angariadas ao longo do tempo. Dedica-se à criação artística e sua programação, privilegiando um método de trabalho transdisciplinar, aplicado em actividades e objectos diversos: livros, performances, exposições, encontros e plataformas de formação, entre outros.
Criada em 2000, no Alentejo, propõe-se ainda a estabelecer e consolidar relações com a paisagem natural e humana da região, desenvolvendo actividades que, através das estratégias estéticas e artísticas da associação, programam, observam, repensam, interpelam e intervêm na região, ligadas ao passado da tradição e do património, ao presente e ao futuro pela realidade que problemas sociais, financeiros, ecológicos e políticos apresentam.

25 de Agosto, 22h
Largo de São Vicente