LOOSE CANON no África Move

Loose Canon é uma banda portuguesa de Jazz formada pelo saxofonista Alexandre Simões. O grupo apresenta um reportório dedicado aos temas clássicos, standards, canções compostas maioritariamente para os filmes da Broadway, compositores como Irving Berlin, Cole Porter, Frank Churchil/Larry Morey, Jeremy Kern, Richard Rodgers.

Os LOOSE CANON privilegiam a espontaneidade na improvisação,a melodia nos solos e a interacção entre os músicos nas suas actuações ao vivo.

Desde 2001 o grupo tem efectuado diversos concertos por onde passaram alguns músicos de jazz do panoramoa nacional como: Guto Lucena, Marco Franco, Jorge Reis, Pedro Gonçalves, Miguel Martins, Cícero Lee, Zé Soares, Pedro Pinto, João Rato, Armando Caladé, Johannes Krieger, Francisco Rebelo, Miguel Martins, Rui Alves, etc. O guitarrista João Rato tem sido o elemento mais fielnos últimos tempos,ao qual se juntaram dois excelentes músicosda nova geração do jazznacional, o pianista Diogo Santos e o trompetista Diogo Duque. Por vezes o grupo conta com a participação de um baixista convidado.

Ao longo destes anos o grupo realizou diversos concertos: Festival Sudoeste, Cefalópode, Out Jazz, Bear Deck, Bar Europa,Coolectivo o Bacalhoeiro, Catacumbas, NetJazzcafé (chapitô), O’Gilins, MusicBox, Lounge, Maria Matos Café, Cinema São Jorge, Santiago Alquimista, Teatro da Comedia, etc.

 

Mural Sonoro

Mural Sonoro

Música em contexto urbano diversa - Portugal, África Portuguesa, Países de expressão portuguesa.

Um projecto de Soraia Simões, que nasceu em 1976 na cidade de Coimbra.

É uma apaixonada pela música e pelas expressões culturais de vários ‘povos’ do mundo. Incide o seu estudo e trabalhos na cultura popular e nas práticas musicais de países de expressão portuguesa, especialmente, a partir do Sec XX.

Embora o seu trabalho, no terreno, se debruçe nos agentes culturais e musicais vindos de outros pontos do mundo, migrados em Portugal, tem o objectivo de conhecer toda a África portuguesa, e as suas paisagens sonoras a fundo, e tem um gosto especial por Cabo Verde onde tem família.

Pós graduada em Estudos de Música Popular pelo Departamento de Ciências Musicais, na Universidade Nova de Lisboa no ano de 2012, trabalhou em vários órgãos e edições (locais e sites específicos) com trabalhos de autora na área musical diversos.

Ainda na cidade de Coimbra, esteve dois anos em Antropologia, em Ciências de Informação entre os anos de 1999 e 2002 e passou pelo Curso Superior de Medicina Chinesa de Pedro Choy.

Envolveu-se ao longo dos últimos três anos em workshops (onde foi assistente) diversos: 'Musicoterapia', 'Música e Som, 'Música com o Corpo' .
Deu aulas na ESTAL (Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa) no segundo semestre - de 2008 a 2010 - e no Instituto Galeno (no mesmo período). Ao longo do seu percurso foi convidada pontualmente para fazer opinião de discos nacionais e contextualização teórica.

É autora de um programa de cariz documental para televisão sobre música popular em contexto diaspórico e migratório, e de um espaço na internet com a mesma génese, de nome Mural Sonoro. 'Passado-Presente, Uma Viagem ao Universo de Paulo de Carvalho' reflecte algumas das suas preocupações e problemáticas no contexto da prática musical popular de matriz urbana. A multiculturalidade - um dos aspectos mais abordados no seu trabalho - diz "patenteia-se em toda a actividade profissional do músico Paulo de Carvalho". Este seu trabalho parte de um ciclo de conversas durante quase um ano com o músico e sairá em Setembro/Outubro com o selo da Chiado Editora.

 

http://muralsonoro.tumblr.com/

LOOSE CANON

LOOSE CANON

Loose Canon é uma banda portuguesa de Jazz formada pelo saxofonista Alexandre Simões. O grupo apresenta um reportório dedicado aos temas clássicos, standards, canções compostasmaioritariamente para os filmes da Broadway, compositores como Irving Berlin, Cole Porter, Frank Churchil/Larry Morey, Jeremy Kern, Richard Rodgers. Os LOOSE CANON privilegiam a espontaneidade na improvisação,a melodia nos solos e a interacção entre os músicos nas suas actuações ao vivo. Desde 2001 o grupo tem efectuado diversos concertos por onde passaram alguns músicos de jazz do panoramoa nacional como: Guto Lucena, Marco Franco, Jorge Reis, Pedro Gonçalves,Miguel Martins, Cícero Lee, Zé Soares, Pedro Pinto, João Rato, Armando Caladé, Johannes Krieger, Francisco Rebelo, MiguelMartins, Rui Alves, etc. O guitarrista João Rato tem sido o elemento mais fielnos últimos tempos, ao qual se juntaram dois excelentes músicosda nova geração do jazz nacional, o pianista Diogo Santos e o trompetista Diogo Duque. Por vezes o grupo conta com a participação de um baixista convidado. Ao longo destes anos o grupo realizou diversos concertos: Festival Sudoeste, Cefalópode, Out Jazz, Bear Deck, Bar Europa, Coolectivo o Bacalhoeiro, Catacumbas, NetJazzcafé (chapitô), O’Gilins, MusicBox, Lounge, Maria Matos Café, Cinema São Jorge, Santiago Alquimista, Teatro da Comedia, etc.

29 de Agosto
22h00
Largo de São Vicente
Évora