À SOMBRA DE DIÓGENES

Bottega Buffa CircoVacanti (TN/ITA) & Cia Buffa de Teatro (SSA/BR)

Diógenes morreu, mas seu objetivo continua vivo e a sua loucuratambém. Os eleitos a darem continuação ao difícil emblema de encontrar um homem de virtudes se encarnam em um Zanni e umBuffão, os quais percorrem o tempo e as praças do mundo sem desistir. Será que 2335 anos após a morte de Diógenes, sua procura terminará, permitindo o descanso às Máscaras de Zanni e Murcia (o Bufão)? 

Somente na terça-feira, dia 14 de agosto, é que saberemos.

Joice Aglae Brondani

Joice Aglae Brondani

Professora convidada da Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (PRODOC-CAPES). Possui graduação em Bacharelado em Artes Cênicas Direcção Teatral (2001) e Licenciatura em Educação Artística Habilitação em Artes Cênicas (1999), as duas realizadas na Universidade Federal de Santa Maria. O seu Mestrado foi no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA (2005), cuja pesquisa enfocou os processos de clown e encenação. O seu Doutorado, também pelo PPGAC/UFBA (2010), se desenvolveu na área de Bufão, Commedia dell'arte e Cultura Popular Brasileira. Actualmente integra o GPEC, Grupo de Pesquisa em Encenação Contemporânea/PPGAC/UFBA, paralelamente, possui outros dois grupos de pesquisa e criação teatral, a Cia Buffa de Teatro - SSA/BRA e Bottega Buffa CircoVacanti - TN/ITA. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direcção Teatral, Preparação de actor e Interpretação, actuando principalmente nos seguintes temas: teatro, clown, bufão, commedia dell'arte e processos criativos.

Veronica Risatti

Veronica Risatti

Nascida no estado da Paraíba – Nordeste do Brasil em 1979.  Mora na Itália e formou-se na Universidade degli Studi de Bolonha, departamento DAMS (Disciplinas Arte Musica Spettacolo). Como actriz e professora de teatro formou-se e trabalhou de 2002 a 2009 com Claudia Contin Arlecchino e Ferruccio Merisi e com outros mestres estrangeiros como Chen Shu Fang e Chen Zhen Zhi (Opera di Pechino); Gennadi Bogdanov  (Biomeccanica); Yumiko Yoshoka (Danza Butoh); Leo Bassi (Arte del Buffone); John Kalamandalam (Kathakali).  Além disso, desde 2002, conduz, tanto na Itália como no exterior, cursos práticos de Commedia dell’Arte e seminários teóricos sobre a história dos Comici dell’Arte, dando ênfase à relação antropológica desta antiga forma de teatro com outras culturas e manifestações artísticas. A partir de 2010, fundou a companhia Bottega Buffa CircoVacanti, colabora com o grupo de pesquisa teatral Cia Buffa de Teatro de Salvador - Bahia (Brasil), dirigido pela pesquisadora Dra. Profª. Joice Aglae Brondani.

Dia 14, 21:30h,
Largo de São Vicente