Campanha Thirsting for Justice

O Duche Europeu (1994)
de Peter Greenaway

A agricultura é uma das mais antigas formas de escrita na paisagem. Por isso, numa semana dedicada a esta temática, não podemos deixar de pensar nos elementos essenciais desta escrita – a àgua – noutros campos, os campos de refugiados. 

Já pensou como seria se tivesse de viver apenas com 24 litros de àgua disponíveis por dia?  Um litro de àgua apenas, por cada hora, é, aproximadamente, o volume de àgua disponível para cada refugiado palestiano.

Pensar a condição de sobrevivência noutros territórios é o desafio da campanha proposta pela Thirsting for Justice (Sede de Justiça), de que os Médicos do Mundo são embaixadores e à qual o Festival Escrita na Paisagem e a Colecção B se associam, com esta projecção do filme de Peter Greenaway. O Duche Europeu, uma curta metragem de 1994, mostra-nos como é ténue a fronteira entre o esbanjamento de recursos e a sua escassez. Porque a poupança de àgua é a nossa bandeira!

http://www.medicosdomundo.pt/

http://aymanqwaider.wordpress.com

Colecção B

Colecção B

Colecção B, Associação Cultural é uma associação sem fins lucrativos, que sustenta o seu projecto num conjunto parcerias sólidas, angariadas ao longo do tempo. Dedica-se à criação artística e sua programação, privilegiando um método de trabalho transdisciplinar, aplicado em actividades e objectos diversos: livros, performances, exposições, encontros e plataformas de formação, entre outros.
Criada em 2000, no Alentejo, propõe-se ainda a estabelecer e consolidar relações com a paisagem natural e humana da região, desenvolvendo actividades que, através das estratégias estéticas e artísticas da associação, programam, observam, repensam, interpelam e intervêm na região, ligadas ao passado da tradição e do património, ao presente e ao futuro pela realidade que problemas sociais, financeiros, ecológicos e políticos apresentam.

28 de Agosto
21h30, Largo de São Vicente, Évora